terça-feira, 9 de agosto de 2011

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade



É um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como portadores de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais.




  1. TDA/H é um fator de alto risco para o fracasso nos estudos, dificuldades nos relacionamentos, propensão a acidentes e ao uso de drogas.


  2. O TDA/H é a principal causa de fracasso e consequente abandono escolar.

O Grande Desafio é ...
Que o relógio biológico e emocional das crianças/adolescentes portadoras do TDA/H e Dislexia correm em tempos diferentes e a escola corre em um ritmo igual para todos.



Diagnóstico Correto


O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar. Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo , Neurologista e Oftalmologista.




Repensar a escola




  • Apropriada é a escola que tem condições para assumir um compromisso; que disponibiliza recursos de auxílio a alunos com dificuldades; que investe na formação do seu corpo docente;


  • Apropriada é a forma como a escola trabalha com o conhecimento;


  • Apropriada é a escola que tem condições para assumir um compromisso,ue disponibiliza recursos de auxílio a alunos com dificuldades; que investe na formação do seu corpo docente;


  • Apropriada é a forma como a escola trabalha com o conhecimento;


  • A atuação competente do professor é que fará toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário