quarta-feira, 2 de março de 2011

Considerações sobre o Método Fônico

Do mesmo modo que Alessandra e Fernando Capovilla,a leitura assim como a fala, é específica da espécie humana, mas não decorre diretamente das capacidades inatas que seriam ativadas por simples exposiçao ao texto. [...]
Aprender a ler requer uma escola e uma instrução adquirida e depende essencialmente de uma conquista crucial pelo educando, que é a compreensão, alcançada com a mediação de leitores proficientes, do princípio subjacente ao código alfabético [...]. O texto deve ser introduzido de modo gradual, com complexidade crescente, à medida que a criança for adquirindo uma boa qualidade de fazer decodificação grafofonêmica fluente, ou seja, depois que ela tiverrecebido instruções explícitas e sistemáticas de consciência fonológica e de correspondência entre grafemas e fonemas.
Alessandra G.S. Capovilla e Fernando C. Capovilla. Afabetização: método fônico. São Paulo: Memnom Edições Científicas, 2002.
Nada impede, porém, que o launo seja exposto a textos, poemas, letras de música, pois conforme Maria José Nobreza, "... se o adulto empresta seus olhos enquanto a criança não consegue ler autonomamente, ela lê com os ouvidos...".
A fonètica estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição. Procura analisar e descrever a fala das pessoas da maneira como ela ocorre nas mais variadas situações de vida.
Por essa razão a método fônico respeita as experiencias linguísticas já adquiridas pela criança, pois ao produzir o som de cada fonema, a criança está fazendo uma análise dos sons da fala.
Processo metodológico
Os valores sonoros (fonemas)deverão ser apresentados, gradativamente, por meio de uma história.
Num segundo momento, a professora retoma a história e estimula o aluno a acompanhar a leitura, a dramatização, a recontar oralmente, a criar um desneho, a cantar, etc.
Num terceiro momento o aluno é estimulado por meio de jogos e brincadeiras.
Estas atividades ensinam incidentalmente a forma de organização necessária para se escrever, pois deixa o aluno em contato direto com textos escritos, possibilitando percepção da estruturação - parágrafos, pontuação e diálogos, e dos elementos de uma narrativa - introdução, desenvolvimento e defecho.
Nessa metodologia, o aluno é estimulado a querer aprender, a ter curiosidade pelo saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário