Trabalho realizado pela professora Gerusa na turma do 5º ano/EF
Livro: O jardim Secreto - Adaptação Ana Maria Machado
Segmento: Ensino Fundamental
1 – A OBRA
Um livro delicado, meigo e muito mágico. Conta a história da jovem Mary,uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais.A casa é uma mansão nas charnecas,um lugar que ela escolhe odiar. Porém, vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá, a menina decide explorar o local. Acha um velho jardim trancafiado em uma de suas explorações e decide cuidar dele com a ajuda de dois amigos. Mostra do começo ao fim o crescimento de Mary e de seus amigos.
O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett
2- ANA MARIA MACHADO - BREVE HISTÓRICO
Com 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países, Ana Maria Machado – patrona da V Feira do Livro do Marista Ipanema – tem um extenso currículo no mundo da cultura. Esta carioca de Santa Tereza estudou no Museu de Arte Moderna e cursou Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Foi a primeira autora infanto-juvenil a ser imortalizada na Academia Brasileira de Letras. Em suas obras predominam a ficção, no entanto, também publicou não ficção, com quatro livros de ensaios sobre as relações entre leitura e política e oito romances.
Ana Maria, em 1993, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Ainda ganhou, em 2000, o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil Mundial e, no ano seguinte, recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra, entre outros.
Guerreira, Ana Maria lutou contra a censura e liderou uma campanha para que fossem modificados os critérios da Biblioteca Nacional, exigindo para as mulheres o registro do contexto histórico de suas obras. Além disso, há 20 anos trabalha na formação de professores nos países em desenvolvimento na América Latina, sempre com o objetivo de valorizar a literatura e a educação e de contribuir para o pluralismo cultural e a tolerância.
3 - TRABALHANDO COM O LIVRO
AS PERSONAGENS
1 - Associe as personagens
às suas características ou aos fatos a elas relacionados.
(a) Mary Lennox (
) Trabalhava como criada na casa do senhor Archibald Craven.
(b) Archibald Craven (
) Achava que ia logo morrer. Era muito mimado e mandão.
(c) Senhora Medlock (
) Velho jardinheiro que falava errado e se dizia feio e rabugento.
(d) Marta ( ) Tinha doze anos e gostava de tocar flauta.
Fuligem era seu bicho de estimação.
(e) Dickon ( ) Viúvo sério e desanimado, morava em um
casarão isolado no meio do campo.
(f) Bem ( ) Mulher tagarela que trabalhava como
governanta na casa do senhor Craven.
(g) Colin Craven ( )
Nasceu e morou algum tempo na Índia. Ficou órfã aos nove anos.
2 - Quem contou a Mary sobre
a existência de um jardim secreto?
( ) Dickon ( ) Colin ( ) Bem ( ) Marta
3 - Mary achava que uma das
personagens tinha uma característica que a fazia parecer mágica. Quem era?
4 - Que característica era
essa?
5 - De acordo com a
história, que personagens cuidaram do jardim secreto?
( ) Archibald (
) Colin ( ) Bem
( ) Marta ( ) Mary ( ) Dickon
RELEMBRANDO A HISTÓRIA
6 - Onde mary Morava antes e
por que teve de sair de lá?
7 - Para onde ela foi
levada?
8 - Duas mulheres
acompanharam Mary na viagem. Quem era? Que meios de transporte elas utilizaram?
Explique como foi.
9 - Mary descobriu um jardim
trancado perto da mansão. Que jardim era esse? Quem o havia trancado e por quê?
10 - Como foi que a senhora
Craven faleceu? Explique.
11 - Como o jardineiro Bem
sabia que a primavera estava chegando?
12 - Depois que Mary começou
a passear pela charneca e cuidar do jardim secreto, o que mudou na sua
aparência e no seu comportamento?
13 - No tempo em que passou
a história, não havia luz elétrica nem automóveis. Cite um trecho do livro que
comprove cada afirmação.
a) Não havia luz:
b) Não havia automóveis:
OS LUGARES DA HISTÓRIA
14 - Mary nasceu e morou na
Índia até os nove anos e depois foi levada para a Inglaterra. Em que
continentes ficam esses países?
15 - As cidades ou regiões
abaixo pertencem a dois países diferentes. Consulte um atlas escolar e marque 1
para Índia e 2 para Inglaterra.
( ) Bombaim ( ) Manchester
( ) Calcutá ( ) Madras
( ) Bristol ( ) Caxemira
( ) Nova Délhi ( ) Lancaster
( ) Derby ( ) Avon
( ) Londres ( ) Cochin
16 - Coma a ajuda de um atlas escolar, localize no mapa
e pinte de verde a Inglaterra e de amarelo a Índia. Encontre também a
Austrália, país para onde o senhor Craven viajou, e pinte-a de azul.
PONDO ORDEM
NA HISTÓRIA
17 - Numere os fatos abaixo
na ordem em que ocorreram na história.
( ) A mãe de Marta manda de presente a Mary
uma corda de pular.
( ) A rabugice de Bem deixa Colin tão nervoso
que o faz levantar da cadeira de rodas.
( ) A menina é levada para a casa do tio no
interior da Inglaterra.
( ) Chega a primavera, tudo se enche de
flores, e a brisa da charneca fica morna e perfumada.
( ) Marta conta a Mary sobre o jardim
secreto.
( )Mary encontra uma chave
( ) Mary conhece Dickon e mostra a ele o
jardim secreto.
( ) Mary conhece o senhor Craven. Na mesma
noite, descobre que é de Colin o choro misterioso que ouviu.
( ) O pai de Colin chega mais cedo da Áustria
e encontra as crianças brincando felizes no jardim secreto.
( ) Mary ouve um choro abafado.
( ) Mary leva Dickon e seus bichinhos para
uma visita a Colin.
( ) Vítimas de uma epidemia, os pais de Mary
morrem na índia.
( ) Colin começa a andar sozinho, sem o
auxílio da cadeira de rodas.
( ) Ben ensina Mary sobre os sinais da
chegada da primavera.
( ) Colin e Mary discutem
( ) De tanto ouvir Mary falar das maravilhas
do jardim, Colin decide levantar-se e sair do quarto para ir conhecê-lo.
( ) Mary entra no jardim secreto e começa a
trabalhar lá todos os dias.
( ) Mary conta a Colin que Dickon achou um
lindo carneirinho recém-nascido ao lado da mãe morta.
( ) Dickon e Mary levam Colin até o jardim
secreto na cadeira de rodas.
USANDO A
CRIATIVIDADE
18 - Desenhe nos espaços
abaixo as seguintes situações:
a) Colin em seu quarto, deitado em sua cama de dossel.
b) Mary brincando coma corda de pular
c) Dickon com Fuligem no ombro e um carneirinho ao lado.
A ESCRITORA
Frances Hodgson Burnett nasceu em 1849, em Manchester
(Inglaterra), e morreu em 1924, em
Nova York (Estados Unidos).
Pesquise em uma enciclopédia
e assinale a alternativa correta sobre os fatos da vida da escritora.
19 - Por que ela e a família
emigraram para os Estados Unidos em 1865?
( ) A vida na Inglaterra estava muito chata.
( ) Passavam sérias dificuldades financeiras
desde que o pai morrera.
( ) Frances tinha sido prometida a um noivo
americano.
20 - Qual a cidade americana
para onde foi a família Hodgston? Por
quê?
( ) Nova York, porque já era a maior e mais
agitada cidade dos EUA.
( ) Chicago, porque era muito parecida com
sua cidade natal.
( ) New Market, em busca de ajuda de
familiares maternos.
21 - Com que idade a autora
começou a publicar contos? Onde eles apareceram pela primeira vez?
( ) 19 anos – Godey’s Ladies’ Book
( )40 anos – Harper’s
( ) 23 anos – Paterson’s Ladies’s Magazine
22 - Depois de adulta e
conhecida, Frances Hodgson Burnett ainda morou:
( ) em Porugal
( ) na Espanha
( ) na Inglaterra
23 - A escritora fazia muito
sucesso emtre os leitores de sua época. Ao lado de O jardim Secreto, qual é a
história infantil pela qual ela é bastante conhecida?
( ) O pequeno Lord Fauntleroy
( ) A bela e a fera
( ) Chapeuzinho vermelho
UM POUCO DE
LÍNGUA PORTUGUESA
24 - Vamos transformar duas
frases em uma? Siga o modelo e use os pronomes que ou onde, conforme o caso.
a) O pai de Mary tinha um cargo muito importante. Ele
era bastante ocupado.
O
pai de Mary, que tinha um cargo muito importante, era bastante ocupado.
b) Mary não fazia idéia do que era uma charneca. Ela não
queria perguntar.
c) Mary Lennox viajou para Londres. Lá, a senhora
Medlock a esperava.
d) A menina foi levada a um quarto confortável. Um prato
de comida quemte esperava por ela.
e) Dickon era muito jeitoso com animais. Ele tinha um
corvo de estimação.
25 - Adjetivos são palavras
que caracterizam os substantivos, dando-lhes quelidade, estado, modo de ser ou
aspecto. Relacione cada substantivo ao adjetivo mais conveniente, de acordo com
o livro:
(a) mãe
(b) menina
(c) pai
(d) viagem
(e) epidemia
(f) casarão
(g) estrada
(h) jardineiro
(i) bochecha
(j) vento
( ) Esburacada
( ) Uivante
( ) Longa
( ) Rosada
( ) Lindíssima
( ) Imenso
( ) Ocupado
( ) Antipática
( ) Horrível
( ) Rabugento