Os alunos dos cursos de letras e pedagogia da Unopar - Polo Almenara realizaram em 2011 na Escola Estadual Joviano Naves, um projeto intitulado Dia das Crianças Solidário.Com o projeto, os alunos dos cursos citados puderam realizar momentos de análise, reflexão e
questionamentos sobre a importância da solidariedade e da cooperação na vida
individual e social.
Espero que este ano, todos os alunos e funcionários estejam empenhados na execução do projeto como estiveram em 2011.Abaixo, compartilho um pouco do projeto.
- Projeto –
Dia das Crianças Solidário
“Seja a
mudança que deseja ver no mundo.”
(Gandhi)
Unopar - Pólo Almenara
Cursos envolvidos: Letras e Pedagogia
Coordenadores: Cláudia, Cristiane, Gerosina e Renzo.
Instituição Beneficiada: Escola Estadual Joviano Naves
Ano: 2011.
APRESENTAÇÃO
O Projeto “Dia das Crianças
Solidário” almeja propiciar momento de análise, reflexão e questionamentos
sobre a importância da solidariedade, e da cooperação na vida individual e
social. Propiciar também momentos de interiorização, autoconhecimento e
respeito, para o resgate de valores importantes para que os acadêmicos possam trilhar o mesmo caminho, mas com um
novo jeito de caminhar; priorizando a formação de um novo mundo, mais humano e
melhor.
JUSTIFICATIVA
O homem sendo um ser social
necessita refletir, questionar a sociedade que habita. A vida social é repleta
de relações contraditórias que muitas vezes são responsáveis pelas
desigualdades sociais.
Propiciar a reflexão e a discussão
para a aquisição de novas atitudes para a construção de um mundo melhor por
meio de um projeto Solidário é dever de todos os educadores.
Para tanto, foi criado este projeto
visando aproximar os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da realidade
da nossa cidade, sensibilizando-os de acordo com as experiências que terão no
decorrer do seu desenvolvimento.
OBJETIVOS
Geral
Refletir sobre a situação social das crianças do nosso município.
Específicos
·
Conhecer a realidade social da nossa cidade;
·
Resgatar atitudes de cooperação, participação e
responsabilidade;
·
Arrecadar e distribuir guloseimas;
·
Incentivar a participação social.
·
Realizar apresentações de canções, danças e
teatros;
·
Realizar atividades de artes, desenho e
pintura;
·
Realizar brincadeiras, expressando emoções,
sentimentos, pensamentos desejos e necessidades.
METODOLOGIA
1 – Análise e elaboração do projeto.
2 – Repasse do projeto aos acadêmicos.
3 – Organizações das oficinas
CRONOGRAMA
ü
De 26/09
a 01/10/11
·
Apresentação e sensibilização do projeto para as
turmas.
ü
03 a 08/09/11
·
Organização das oficinas, lanches e
apresentações.
ü
08/09/11
·
Ato solidário – culminância do projeto na Escola
Estadual Joviano Naves.
ü
De 10 a 15/10/11
·
Avaliação do projeto.
ATO SOLIDÁRIO – CULMINÂNCIA
1ª ação: Teatro com a Boneca Patty
2ª ação: Oficinas de Contação de
Histórias
Oficina 1 – Coordenadora
Cláudia: 01 turma de 4º ano – 23 alunos
Oficina 2 – Coordenadora Cristiane: 01 turma de 4º ano
– 25 alunos
Oficina 3 – Coordenadora Gerosina : 02 turmas de 5º
ano – 48 alunos
Oficina 4 – Coordenador Renzo: 01 turma de 5º ano – 25
alunos
3ª ação: Circuito de atividades
- Encher 7 garrafas pet com areia e colocar uma bandeirinha com o número da estação.
- Recortar TNT ou papel crepom e marcar as crianças com as cores das bandeiras de cada estação.
1ª Estação – Pneus ( pular com 2 pés )
2ª Estação - Barras (pular as barras)
3ª Estação – Espaguetes ( saltar)
4ª Estação - Bambolê ( pular com 1 pé )
5ª Estação – Garrafa pet. ( correr
fazendo zigie-zague)
6ª Estação – Corda ( saltar a corda em
zigue-zague)
7ª Estação – colchonetes ( rolar)
RECURSOS
Humanos:
- Funcionários da Unopar – Pólo Almenara
- Acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia
Materiais
Oficinas
|
Lanche
|
Sacolinhas
|
|||
Quant.
|
Descrição
|
Quant.
|
Descrição
|
Quant.
|
Descrição
|
02
resma
|
Papel
sulfite
|
200
|
Cachorro
- quente
|
200
|
Pirulito
do Chaves
|
Giz
de cera
|
30
|
Refrigerante
de 2L
|
6
|
Balas
|
|
Tinta
guache
|
200
|
Pipoca
|
6
|
Chicletes
|
|
02
|
Microfone
|
200
|
Picolé
|
200
|
Pipocão
|
01
|
Cx
de som
|
200
|
Algodão-doce
|
200
|
Sacola
de papel
|
01
|
DVD
|
200
|
Gelatina
|
Outros
|
|
03
|
Colchonetes
|
200
|
Mini
bolos
|
||
03
|
Barras
|
||||
04
|
Pneus
|
||||
06
|
Espaguetes
|
||||
05
|
Bambolê
|
||||
20
|
Garrafa
pet
|
||||
02
|
Corda
|
||||
TNT
ou papel crepom
|
AVALIAÇÃO
·
Elaboração do relatório final.
·
Elaboração de uma ficha avaliação do projeto.
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se com o desenvolvimento
deste Projeto - Dia das Crianças Solidário – que todos os acadêmicos dos cursos
de Letras e Pedagogia, sintam a necessidade de refletir, questionar a sociedade
em que vivem e que eles possam proporcinar novas atitudes para a construção de
uma vida melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário