A
maçã envenenada da Branca de Neve é tentadoramente vermelha. O vestido de Cinderela brilha como as
estrelas... Histórias não são feitas apenas de palavras: têm peso, cor, sabor,
têm detalhes que não cabem nos limites do texto, mas são tão importantes quanto
as narrativas que vêm se repetindo há séculos.
Resumo
Coloridos, carregados de sentidos cujas
raízes remontam a tempos imemoriais, a linguagem dos contos tradicionais
alimentam a imaginação dos leitores e abre espaços simbólicos para compreender
a si mesmos e ao mundo. Não é a toa que diversos escritores se encantam com os
contos. A aproximação da escola com as manifestações culturais de seu entorno
permite construir pontes entre o oral e o escrito; entre a língua em sua
variedade oral e as chamadas variedades cultas.
Objetivos:
- Ampliar o repertório de contos tradicionais.
- Apreciar o estilo de diferentes escritores, identificando e analisando as escolhas estilísticas que realizam ao recontar um conto tradicional.
- Refletir a respeito das operações envolvidas no reconto de uma história: omissões,acréscimos,inversões, substituições.
- Editar e revisar textos.
Desenvolvimento:
Recontar histórias possibilita aprender a respeito do funcionamento da
linguagem escrita. Recontar não é mera reprodução, é recriação, pois ainda que
o escritor tenha o compromisso de preservar o enredo, imprime à história seu
estilo próprio. A proposta a seguir permite que os estudantes ampliem seu
repertório de contos, bem como aprendam a ajustar a linguagem às suas intenções
comunicativas, isto é, aos efeitos que esperam provocar em seus leitores.
- Faça um levantamento dos Contos de Fadas que você deseja trabalhar.
- Faça o questionamento com a turma: PARA VOCÊS O QUE SÃO OS CONTOS DE FADAS?
- Apresente e explore o vídeo “Conto”.
- Promova a leitura dos contos diversificando: ora você lê para a turma, ora um dos estudantes lê para os colegas, ora eles assistem um filme sobre o conto.
- Apresente o slide “ Estrutura de um conto”
Estrutura
básica dos contos de fadas
·
Início - nele
aparece o herói (ou heroína) e sua dificuldade ou restrição. Problemas
vinculados à realidade, como estados de carência, penúria, conflitos, etc., que
desequilibram a tranqüilidade inicial;
·
Ruptura - é quando o
herói se desliga de sua vida concreta, sai da proteção e mergulha no completo
desconhecido;
·
Confronto e
superação de obstáculos e perigos - busca de soluções no plano da fantasia
com a introdução de elementos imaginários;
·
Restauração
- início do processo de descobrir o novo, possibilidades, potencialidades
e polaridades opostas;
·
Desfecho - volta à
realidade. União dos opostos, germinação, florescimento, colheita e
transcendência. Lendas (do latim legenda/legen - ler) Nas primeiras idades do
mundo, os seres humanos não escreviam, mas conservavam suas lembranças na
tradição oral. Onde a memória falhava, entrava a imaginação para suprir-lhe a
falta.
- Dedique algumas aulas para que os estudantes possam comparar diferentes versões de um mesmo conto, e, assim, possam identificar as marcas do estilo de cada autor.
- Confeccione um painel dos Contos de Fadas;
- Organize a turma em duplas e peça para eles produzirem uma nova versão do conto trabalhado. A partir dos exemplos comentados, proponha que, antes de começar a escrever, pensem como querem recontá-lo: substituindo palavras difíceis por outras mais simples para facilitar a compreensão, resumindo alguns trechos para evitar digressões, transformando passagens de seqüência narrativa em diálogo para dar maior leveza etc.
- Após a produção, reserve algumas aulas para reformular o texto. Afinal, um texto bem escrito é normalmente fruto de sucessivas versões. Para facilitar essa fase do trabalho, você pode promover o intercâmbio entre as duplas: Peça para as duplas escolherem um conto; uma dupla compara as duas versões do conto escolhido pela outra, elaborando uma pauta com sugestões para a revisão. Insista que a proposta não é deixar o texto ficar igual ao modelo, mas potencializar as intenções de cada dupla.
- Concluídas as atividades de edição e de revisão, elabore o sumário e, lembre-os de incluir a referência bibliográfica dos contos que foram recontados. O formato que a publicação vai assumir dependerá da sua escolha: pode ser uma versão digital para leitura na página do Blog, uma caderno brochura com os textos digitados e formatados com cuidado ou, uma edição manuscrita com caligrafia caprichada.
Não se esqueça: Não
entregue nenhuma produção para o aluno levar para casa, reúna o material para
ser exposto no final do ano no Magalhães em Cena.
Sugestão de Contos para serem
trabalhados
1
- Cinderela:
·
Reconto da história em sala;
·
Filmes: Cinderela 3 e Deu a louca na Cinderela
2
– Branca de Neve:
·
Reconto da história em sala;
·
Filme: Deu a louca na Branca de Neve
3
– Princesas
·
Filme: Princesas
4
– Chapeuzinho
Vermelho
·
Dramatização da história em sala
·
Filme: Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho.
Fonte:
Revista Alfabetização – edição especial – 2010.
Revista Projetos Escolares – 2010.
Projeto
Contos Populares do Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Nenhum comentário:
Postar um comentário