terça-feira, 25 de setembro de 2012

ATIVIDADES PARA A SEMANA DA CRIANÇA


1ª ATIVIDADE - GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA


Tema: Semana da Criança
Descrição:
            A gincana é um evento cultural e de lazer, com tarefas ligadas a várias áreas de conhecimento, realizada de forma ativa e orientada, envolvendo a participação direta de todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Justificativa:
            A atividade de lazer é indispensável à saúde física e mental. A diversificação das tarefas, a diversão, a criatividade e a mudança de direção nas atividades obrigatórias e diárias alimentam as nossas energias e reorganizam o nosso potencial. A gincana contribui para a vitalização da comunidade como um todo.
Objetivos:
  • Promover a interação entre as comunidades docente e discente;
  • Permitir maior envolvimento da escola com a comunidade local;
  • Promover o marketing institucional;
  • Arrecadar fundos para a Semana da Criança no Colégio.
Público alvo:
Alunos da Ed. Infantil e Ens. Fundamental I, corpo docente, funcionários e os familiares.
Local:
Nas dependências do colégio
Data:
A Gincana iniciará no dia 03/09 com a entrega do regulamento e das tarefas antecipadas às equipes e dará continuidade até o dia 29/09/12.
Período de divulgação:
  • Professores: 29/08/12 em reunião
  • Alunos e comunidade escolar:  03/09/12
Período de Inscrição:
De 03 a 06/09/12 (será entregue às equipes um formulário de inscrição com o regulamento e outras informações sobre gincana).
Divisão das equipes:
A divisão das equipes será direcionada pelos professores de Educação Física, levando em conta as habilidades esportivas, os irmãos e o segmento.


Realização:
  • Abertura do evento: Será com o Modernal Show Infantil no dia 28/09/12
  • Tarefas antecipadas: 26 a 29/09/12
  • Tarefas  relâmpagos(recreativas) e esportivas: 29/09/12

Premiação: 
  • Troféu para o 1º lugar
Coordenação Geral:
            Henrique, Cristiane, Giselle, Gilberto e Selma.

REGULAMENTO GERAL
Tema: Semana da criança

I – Finalidades
Art.1º - A Gincana é uma atividade promovida pelo Colégio Magalhães e tem por fim:
a.  Proporcionar a integração do processo pedagógico a uma dimensão cultural e cidadã.
b.Focar memórias culturais e educacionais de nossa comunidade.
c. Oferecer espaço de socialização, solidariedade e respeito na comunidade acadêmica.
d.Desenvolver habilidades de comunicação e expressão.
e.Fortalecer o espírito de solidariedade e de equipe entre nossos alunos.
f. Aguçar a criatividade e reforçar os conhecimentos intelectuais e morais.
g. Integrar a Comunidade Escolar nos seus diversos segmentos.

II – Da Organização Geral
Art.2º - A Gincana Cultural tem a seguinte organização:
a. Comissão Organizadora
b. Comissão Julgadora

III – Da Comissão Organizadora
Art.3º - A Comissão Organizadora é composta pelos seguintes membros:
a. Henrique Carlos Alves
b. Cristiane Machado da Costa
c. Giselle de Menezes Gusmão Sousa
d. Gilberto Silva Almeida
e. Selma Antunes  Castro e Alencar

Art.4 º - Compete à Comissão Organizadora:
a. Elaborar e aprovar este Regulamento;
b. Decidir sobre os casos omissos neste Regulamento e os da Comissão Julgadora;
c. Nomear elementos que integrem a Comissão Julgadora;
d. Nomear pessoas para o que se fizer necessário para o bom desenvolvimento da Gincana;
e. Organizar a Gincana;
f. Elaborar as fichas de desempenho, de exclusão e outras;
g. Entregar a folha de inscrição para os professores das equipes;
h. Divulgar e receber as tarefas;
i. Deliberar sobre os protestos apresentados pelas equipes participantes no que concerne às tarefas;
j. E questões pertinentes
IV – Da Comissão Julgadora
Art.5º - A Comissão Julgadora é constituída por três elementos da comunidade escolar escolhidos pela Comissão Organizadora.
Art.6º - Os jurados serão apresentados na abertura da Gincana pela Comissão Organizadora.
Art.7º - Compete à Comissão Julgadora:
a. Apreciar e julgar as tarefas da Gincana que lhes forem solicitadas;
b. Apreciar o desempenho das Equipes conforme a organização, criatividade e fidelidade à tarefa;
c. Registrar na ficha de desempenho a pontuação pertinente a cada tarefa;
d. Comunicar a Comissão Organizadora algo que lhe chame a atenção quebra de regra, indisciplina, etc.

V – Regulamento Técnico
A) DAS INSCRIÇÕES
Art.8º - Serão inscritos para a  Gincana Cultural e Esportiva do Colégio Magalhães, todos os alunos da Ed. Infantil e Ens. Fundamental I, com freqüência regular, professores e quatro pais de alunos escolhidos pela equipe.
Parágrafo único – Cada membro da equipe deverá pagar o valor de R$0,50 (cinqüenta centavos) referente a sua inscrição na gincana.

B) DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES
Art.9º - A lista dos integrantes das equipes está no anexo deste regulamento.


Art.10º - Cada equipe terá:
a) 2 (dois) PROFESSORES LÍDERES, que deverão orientar e auxiliar as equipes.
b. 2 (dois) ALUNOS LÍDERES, que junto com o professor organizarão e coordenarão todos os trabalhos da equipe;
c. 2 (dois) VICE – LÍDERES, que atuarão, sempre que for solicitado pelos líderes;
d. 2 (dois) FISCAIS, que deverão atuar em tarefas que necessitem de fiscalização;
e. A distribuição dos alunos participantes nas equipes será estabelecida pela Comissão Organizadora da Gincana;
f. Não será permitida a troca de alunos entre as equipes;
g. Após a distribuição oficial dos alunos participantes, não será permitida novas inclusões;

Art.11º - Os gastos feitos pela Equipe para a realização das tarefas serão de responsabilidade de todos os membros da Equipe da Gincana.

C) DO QUARTEL GENERAL – QG
Art.12º - Cada equipe terá uma sala denominada de QUARTEL GENERAL – (QG), previamente sorteada pela Comissão Organizadora da Gincana. Ela servirá de sede para a elaboração de suas tarefas nos dias da realização da Gincana Cultural. Ao final do evento a equipe que estiver com o QG em perfeitas condições de conservação e limpeza, será premiada com 100 pontos, caso contrário será penalizada com perda de 100 pontos. Registrado pela Comissão Julgadora, que fiscalizará o QG ao final das tarefas da gincana.
Art.13º - Será obrigatória a presença constante no Quartel General - QG de ao menos um aluno, ou um Pai/Mãe ou um professor  da equipe no decorrer da Gincana.

D) DA CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE
Art.14º - Os integrantes de cada equipe serão identificados com o COLETE da cor da equipe sobre a camisa da farda da escola e adereços, tais como: fitas, bonés, botons, crachás, da cor da sua equipe, mediante prévio sorteio (se fizer necessário).
Art.15º - Cada equipe deverá escolher um nome de identificação relacionado ao tema da Gincana.
Art.16º - O grito de guerra será discutido com o professor, e cantado sempre que for solicitado pelo animador da Gincana.

E) DAS REGRAS
a. Todos os membros da equipe deverão estar presentes na abertura da Gincana;
b. Atender as orientações da Comissão Organizadora e professores;
c. A Equipe que não cumprir os horários determinados para a entrega das tarefas perderá a pontuação estabelecida para a mesma;
d. Atos de agressão física e verbal, vandalismo (destruição do patrimônio escolar), desrespeito ao professor  e pais convidados, acarretará em perda de 100 pontos no total geral, obtido pela equipe no resultado final. Conforme relato por escrito do professor que deverá ser entregue à Comissão Julgadora. Dependendo do ato a equipe poderá ser eliminada.
e. Acertar o relógio de todos os líderes das equipes, dos professores líderes conforme ao da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora;
f. Todas as equipes deverão respeitar os seus adversários;
g. Zelar e fazer cumprir as regras estabelecidas neste Regulamento da Gincana.

F) DAS TAREFAS
Art.17º - Todas as tarefas terão duração e pontuação máxima e mínima, pré-determinadas.
Art.18º - Cada tarefa será avaliada conforme critérios estabelecidos. Serão atribuídos 100% da pontuação para a tarefa completa, 50% para a tarefa incompleta e 0% para a tarefa não realizada.
Art 19º - O julgamento das tarefas será unicamente responsabilidade da Comissão Julgadora.
Art.20º - As tarefas antecipadas serão divulgadas antecipadamente no mural do colégio pela Comissão Organizadora.
Art.21º - As tarefas serão classificadas em:
a.  ANTECIPADAS - Conjunto de atividades anunciadas antecipadamente.
b.  RELÂMPAGO E ESPORTIVAS- Serão anunciadas no palco, no dia do evento.
Art.22º - Todas as Equipes deverão estar presentes no local das apresentações obedecendo rigorosamente aos horários de execução e entrega das tarefas.

VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 23º - A todos os participantes é dado conhecer este Regulamento através do mural da escola, da leitura feita pelos professores nas turmas, não cabendo ser alegado posteriormente o seu desconhecimento.
Art.25º - Os casos omissos neste Regulamento serão solucionados pela Comissão Organizadora.

TAREFAS ANTECIPADAS

TAREFA 01: SOU CONSCIENTE! SOU LEGAL
Cada equipe deverá recolher o maior número de papelão, garrafas pet, latinhas de alumínio e frascos possíveis. A contagem acontecerá no mesmo dia com a presença dos fiscais das equipes.
DATA PARA ENTREGA: 26/09/12 às 15h30
LOCAL: Quadra coberta do colégio
PONTUAÇÃO: 100 pontos (tarefa cumprida) + 200 pontos para o maior número.
ATENÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO:
Latinhas de alumínio:
  • Todas as latinhas deverão estar amassadas e organizadas em sacos de lixo (reforçar o saco).
Garrafas pet:
  • As garrafas deverão estar organizadas em sacos de lixo obedecendo à cor, garrafas verdes e brancas (transparentes).
  • Serão aceitas garrafas amassadas, sem tampas, etc.
Frascos:
·         Vale qualquer frasco plástico (shampoo, condicionador, detergente, desinfetante, etc.), menos o pote de margarina ou manteiga.
Papelão:
·         As caixas deverão ser desmontadas.
·         O papelão deverá ser organizado um em cima do outro e amarrado com uma corda de nylon preta.
·         A medida que a equipe for juntando o papelão, esta deverá entrega -lo à Vêra na Reciclagem  Avenida ao lado da Construchaves, das 7h às 11h, que pesará e anotará em uma ficha. No dia 26/09 a equipe apresentará as fichas para a comissão organizadora que contará o peso arrecadado do papelão.

TAREFA 02: MINHA COMUNIDADE É DEZ
Cada equipe deverá apresentar um talento da comunidade. A apresentação deverá caracterizar algo que se relacione com o tema da Gincana.
DATA DA APRESENTAÇÃO – 28/09/12 às 18h30min
LOCAL: Anfiteatro Abrigo das Artes
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 10 minutos p/ equipe – Por sorteio prévio;
PONTUAÇÃO: 100 a 150 pontos
JULGAMENTO – pontualidade, criatividade, coerência, organização, desenvoltura e tempo.

 TAREFA 03: SOU SHOW!
Cada equipe deverá organizar com os seus membros as apresentações para o II Modernal Show Infantil.  As apresentações deverão caracterizar algo que se relacione com o tema da Gincana.
CATEGORIAS:
Canto
Nesta categoria serão permitidas 02 apresentações por equipes.
 Poesia
Nesta categoria serão permitidas 02 apresentações por equipes.
Humorístico
Nesta categoria serão permitidas 02 apresentações por equipes.
Dança
Nesta categoria serão permitidas 02 apresentações por equipes.

DATA PARA A INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES: 27/09/12 das 13h30 às 17h.
RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO: Cristiane
DATA PARA APRESENTAÇÃO : 28/09/12 às 19h
LOCAL: Anfiteatro Abrigo das Artes
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – até 5 minutos p/ cada apresentação.
PONTUAÇÃO: 100 pontos (tarefa cumprida) +100 pontos pontualidade e organização.

TAREFA 04: PARODIANDO
Cada equipe deverá apresentar uma paródia sobre a cor da sua equipe. Para a apresentação a equipe só poderá usar como instrumento o violão.
DATA DA APRESENTAÇÃO – 29/09/12 às 8h30min
LOCAL: Anfiteatro Abrigo das Artes
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 5 minutos p/ equipe;
PONTUAÇÃO – 100 a 150 pontos
JULGAMENTO – pontualidade, criatividade, coerência, organização, desenvoltura, oralidade.

TAREFA 05: COMO É BOM SER CRIANÇA
Cada equipe deverá promover um momento recreativo para animar o evento. As equipes terão 10 minutos para alegrar a galera. Vale quase tudo: fantoches, músicas, brincadeiras, bala e pirulito, teatro, dança, etc., use sua criatividade! Os membros da equipe poderão usar fantasias que representem palhaços, fadas, bailarinas, etc.
DATA DA APRESENTAÇÃO: 29/09/12 às 10h10min
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 10 minutos p/ equipe;
PONTUAÇÃO – 100 a 150 pontos
JULGAMENTO – pontualidade e criatividade

TAREFA 06: MINHA EQUIPE É NOTA 1000 (GRITO DE GUERRA)
DATA DA APRESENTAÇÃO: 29/09/12 às 8h45min
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 05 minutos
LOCAL: Anfiteatro Abrigo das Artes
PONTUAÇÃO – Tarefa cumprida 100 pontos + 20 pontos para a mais animada.
JULGAMENTO: pontualidade, animação, caracterização (uniforme, camisa, adereços de acordo com a cor escolhida, participação, criatividade, coerência, organização, oralidade, comportamento, entrosamento, respeito mutuo entre membros da equipe, membros da equipe adversária, comissão organizadora, comissão julgadora e professores fiscalizadores).

TAREFAS RECREATIVAS

TAREFA 01 – Equilibrar a bola no bico do cone
  • Turmas envolvidas: Maternal e 1º período (07 alunos de cada série)
 TAREFA 02 – Transposição de bambolês nos cones
  • Turmas envolvidas: Maternal e 1º período (07 alunos de cada série)
 TAREFA 03 – Passar dentro do bambolê em círculo
  • Turmas envolvidas: 2º período e 1º ano (10 alunos de cada série)
 TAREFA 04 – Corrida com barreiras
  • Turmas envolvidas: 2º período e 1º ano (07 alunos de cada série)

 TAREFAS ESPORTIVAS
Queimada Feminina e Masculina
  • Turmas envolvidas: 2º ano e 3º ano (10 alunos de cada série)
 Futsal Masculino
  • Turmas envolvidas: 4º ano e 5º ano (05 titulares e 05 reservas de cada série)
 Handebol Feminino
  • Turmas envolvidas: 4º ano e 5º ano (07 titulares e 07 reservas de cada série)


2ª ATIVIDADE - PIQUENIQUE


O piquenique é uma atividade muito divertida para fazer com as crianças.

Escolha um local que tenha muita natureza e espaço para os pequeninos poderem brincar à vontade.
A organização do piquenique começa um dia antes, Ccom a escolha d que vai levar para comer. Prefira alimentos que não estragam fácil como pães, biscoitos e bolos.
Em seguida, deixe os alimentos preparados para o dia seguinte. Sanduíches são ótimas opções para um piquenique, pois eles não demandam pratos ou talheres para serem ingeridos. Porém, não use maionese no recheio, porque esse alimento estraga facilmente. No lugar da maionese, escolha o iogurte fresco para fazer os patês. Você também pode fazer sanduíches naturais com queijo, presunto, alface e tomate. As crianças podem ajudar a montar os lanches e a embrulhá-los em papel alumínio para que eles durem mais tempo.
Frango à milanesa, tortas e salgados são ideais para um piquenique, pois são fáceis de serem comidos. Basta um pedaço de guardanapo e pronto, é só comer. De sobremesa, prefira bolos sem muito recheio porque eles podem estragar. Se não estiver muito quente, opte por chocolates ou bolachas recheadas.
Para beber, as crianças adoram sucos e refrigerantes, contanto que estejam geladinhos.
Após preparada a refeição, peça para as crianças acomodem os alimentos na cesta de piquenique, aproveitando todo o seu espaço, colocando um sanduíche sobre o outro com cuidado e os bolos bem acomodados sobre eles.


COMO LEVAR SEUS ALIMENTOS

Além da cesta, você precisará de uma bolsa térmica para colocar as bebidas e o chocolate, caso houver. Então, basta colocar tudo no carro e partir para o piquenique. Chegando ao local, estenda a toalha, que de preferência deve ser xadrez em vermelho e branco para manter a tradição, no chão ou na mesa do parque escolhido e peça para que as crianças distribuam os alimentos sobre ele.
Agora, é só atacar os alimentos  e divertir-secertamente, será uma tarde maravilhosa . Além do mais, o piquenique é fácil de ser preparado e pode ser feito em qualquer época do ano, a não ser que esteja muito frio ou chovendo. Você pode ainda levar brinquedos.


3ª ATIVIDADE - FESTA DAS CORES

As cores fazem parte de tudo ao nosso redor: estão nas roupas, na natureza, no nosso corpo, em todo lugar... Chamar a atenção dos pequenos para esse mundo colorido e de como podemos brincar com as cores são alguns  dos objetivos desta atividade.
Para a festa todos os convidados deverão usar roupas e acessórios de uma cor escolhida, por exemplo, se uma menina escolheu a cor rosa, a roupa, peruca, relógio, pulseira, maquiagem, sapato, etc. tem que ser rosa.

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