terça-feira, 25 de setembro de 2012

ATIVIDADES PARA A SEMANA DA CRIANÇA


1ª ATIVIDADE - GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA


Tema: Semana da Criança
Descrição:
            A gincana é um evento cultural e de lazer, com tarefas ligadas a várias áreas de conhecimento, realizada de forma ativa e orientada, envolvendo a participação direta de todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Justificativa:
            A atividade de lazer é indispensável à saúde física e mental. A diversificação das tarefas, a diversão, a criatividade e a mudança de direção nas atividades obrigatórias e diárias alimentam as nossas energias e reorganizam o nosso potencial. A gincana contribui para a vitalização da comunidade como um todo.
Objetivos:
  • Promover a interação entre as comunidades docente e discente;
  • Permitir maior envolvimento da escola com a comunidade local;
  • Promover o marketing institucional;
  • Arrecadar fundos para a Semana da Criança no Colégio.
Público alvo:
Alunos da Ed. Infantil e Ens. Fundamental I, corpo docente, funcionários e os familiares.
Local:
Nas dependências do colégio
Data:
A Gincana iniciará no dia 03/09 com a entrega do regulamento e das tarefas antecipadas às equipes e dará continuidade até o dia 29/09/12.
Período de divulgação:
  • Professores: 29/08/12 em reunião
  • Alunos e comunidade escolar:  03/09/12
Período de Inscrição:
De 03 a 06/09/12 (será entregue às equipes um formulário de inscrição com o regulamento e outras informações sobre gincana).
Divisão das equipes:
A divisão das equipes será direcionada pelos professores de Educação Física, levando em conta as habilidades esportivas, os irmãos e o segmento.


Realização:
  • Abertura do evento: Será com o Modernal Show Infantil no dia 28/09/12
  • Tarefas antecipadas: 26 a 29/09/12
  • Tarefas  relâmpagos(recreativas) e esportivas: 29/09/12

Premiação: 
  • Troféu para o 1º lugar
Coordenação Geral:
            Henrique, Cristiane, Giselle, Gilberto e Selma.

REGULAMENTO GERAL
Tema: Semana da criança

I – Finalidades
Art.1º - A Gincana é uma atividade promovida pelo Colégio Magalhães e tem por fim:
a.  Proporcionar a integração do processo pedagógico a uma dimensão cultural e cidadã.
b.Focar memórias culturais e educacionais de nossa comunidade.
c. Oferecer espaço de socialização, solidariedade e respeito na comunidade acadêmica.
d.Desenvolver habilidades de comunicação e expressão.
e.Fortalecer o espírito de solidariedade e de equipe entre nossos alunos.
f. Aguçar a criatividade e reforçar os conhecimentos intelectuais e morais.
g. Integrar a Comunidade Escolar nos seus diversos segmentos.

II – Da Organização Geral
Art.2º - A Gincana Cultural tem a seguinte organização:
a. Comissão Organizadora
b. Comissão Julgadora

III – Da Comissão Organizadora
Art.3º - A Comissão Organizadora é composta pelos seguintes membros:
a. Henrique Carlos Alves
b. Cristiane Machado da Costa
c. Giselle de Menezes Gusmão Sousa
d. Gilberto Silva Almeida
e. Selma Antunes  Castro e Alencar

Art.4 º - Compete à Comissão Organizadora:
a. Elaborar e aprovar este Regulamento;
b. Decidir sobre os casos omissos neste Regulamento e os da Comissão Julgadora;
c. Nomear elementos que integrem a Comissão Julgadora;
d. Nomear pessoas para o que se fizer necessário para o bom desenvolvimento da Gincana;
e. Organizar a Gincana;
f. Elaborar as fichas de desempenho, de exclusão e outras;
g. Entregar a folha de inscrição para os professores das equipes;
h. Divulgar e receber as tarefas;
i. Deliberar sobre os protestos apresentados pelas equipes participantes no que concerne às tarefas;
j. E questões pertinentes
IV – Da Comissão Julgadora
Art.5º - A Comissão Julgadora é constituída por três elementos da comunidade escolar escolhidos pela Comissão Organizadora.
Art.6º - Os jurados serão apresentados na abertura da Gincana pela Comissão Organizadora.
Art.7º - Compete à Comissão Julgadora:
a. Apreciar e julgar as tarefas da Gincana que lhes forem solicitadas;
b. Apreciar o desempenho das Equipes conforme a organização, criatividade e fidelidade à tarefa;
c. Registrar na ficha de desempenho a pontuação pertinente a cada tarefa;
d. Comunicar a Comissão Organizadora algo que lhe chame a atenção quebra de regra, indisciplina, etc.

V – Regulamento Técnico
A) DAS INSCRIÇÕES
Art.8º - Serão inscritos para a  Gincana Cultural e Esportiva do Colégio Magalhães, todos os alunos da Ed. Infantil e Ens. Fundamental I, com freqüência regular, professores e quatro pais de alunos escolhidos pela equipe.
Parágrafo único – Cada membro da equipe deverá pagar o valor de R$0,50 (cinqüenta centavos) referente a sua inscrição na gincana.

B) DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES
Art.9º - A lista dos integrantes das equipes está no anexo deste regulamento.


Art.10º - Cada equipe terá:
a) 2 (dois) PROFESSORES LÍDERES, que deverão orientar e auxiliar as equipes.
b. 2 (dois) ALUNOS LÍDERES, que junto com o professor organizarão e coordenarão todos os trabalhos da equipe;
c. 2 (dois) VICE – LÍDERES, que atuarão, sempre que for solicitado pelos líderes;
d. 2 (dois) FISCAIS, que deverão atuar em tarefas que necessitem de fiscalização;
e. A distribuição dos alunos participantes nas equipes será estabelecida pela Comissão Organizadora da Gincana;
f. Não será permitida a troca de alunos entre as equipes;
g. Após a distribuição oficial dos alunos participantes, não será permitida novas inclusões;

Art.11º - Os gastos feitos pela Equipe para a realização das tarefas serão de responsabilidade de todos os membros da Equipe da Gincana.

C) DO QUARTEL GENERAL – QG
Art.12º - Cada equipe terá uma sala denominada de QUARTEL GENERAL – (QG), previamente sorteada pela Comissão Organizadora da Gincana. Ela servirá de sede para a elaboração de suas tarefas nos dias da realização da Gincana Cultural. Ao final do evento a equipe que estiver com o QG em perfeitas condições de conservação e limpeza, será premiada com 100 pontos, caso contrário será penalizada com perda de 100 pontos. Registrado pela Comissão Julgadora, que fiscalizará o QG ao final das tarefas da gincana.
Art.13º - Será obrigatória a presença constante no Quartel General - QG de ao menos um aluno, ou um Pai/Mãe ou um professor  da equipe no decorrer da Gincana.

D) DA CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE
Art.14º - Os integrantes de cada equipe serão identificados com o COLETE da cor da equipe sobre a camisa da farda da escola e adereços, tais como: fitas, bonés, botons, crachás, da cor da sua equipe, mediante prévio sorteio (se fizer necessário).
Art.15º - Cada equipe deverá escolher um nome de identificação relacionado ao tema da Gincana.
Art.16º - O grito de guerra será discutido com o professor, e cantado sempre que for solicitado pelo animador da Gincana.

E) DAS REGRAS
a. Todos os membros da equipe deverão estar presentes na abertura da Gincana;
b. Atender as orientações da Comissão Organizadora e professores;
c. A Equipe que não cumprir os horários determinados para a entrega das tarefas perderá a pontuação estabelecida para a mesma;
d. Atos de agressão física e verbal, vandalismo (destruição do patrimônio escolar), desrespeito ao professor  e pais convidados, acarretará em perda de 100 pontos no total geral, obtido pela equipe no resultado final. Conforme relato por escrito do professor que deverá ser entregue à Comissão Julgadora. Dependendo do ato a equipe poderá ser eliminada.
e. Acertar o relógio de todos os líderes das equipes, dos professores líderes conforme ao da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora;
f. Todas as equipes deverão respeitar os seus adversários;
g. Zelar e fazer cumprir as regras estabelecidas neste Regulamento da Gincana.

F) DAS TAREFAS
Art.17º - Todas as tarefas terão duração e pontuação máxima e mínima, pré-determinadas.
Art.18º - Cada tarefa será avaliada conforme critérios estabelecidos. Serão atribuídos 100% da pontuação para a tarefa completa, 50% para a tarefa incompleta e 0% para a tarefa não realizada.
Art 19º - O julgamento das tarefas será unicamente responsabilidade da Comissão Julgadora.
Art.20º - As tarefas antecipadas serão divulgadas antecipadamente no mural do colégio pela Comissão Organizadora.
Art.21º - As tarefas serão classificadas em:
a.  ANTECIPADAS - Conjunto de atividades anunciadas antecipadamente.
b.  RELÂMPAGO E ESPORTIVAS- Serão anunciadas no palco, no dia do evento.
Art.22º - Todas as Equipes deverão estar presentes no local das apresentações obedecendo rigorosamente aos horários de execução e entrega das tarefas.

VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 23º - A todos os participantes é dado conhecer este Regulamento através do mural da escola, da leitura feita pelos professores nas turmas, não cabendo ser alegado posteriormente o seu desconhecimento.
Art.25º - Os casos omissos neste Regulamento serão solucionados pela Comissão Organizadora.

TAREFAS ANTECIPADAS

TAREFA 01: SOU CONSCIENTE! SOU LEGAL
Cada equipe deverá recolher o maior número de papelão, garrafas pet, latinhas de alumínio e frascos possíveis. A contagem acontecerá no mesmo dia com a presença dos fiscais das equipes.
DATA PARA ENTREGA: 26/09/12 às 15h30
LOCAL: Quadra coberta do colégio
PONTUAÇÃO: 100 pontos (tarefa cumprida) + 200 pontos para o maior número.
ATENÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO:
Latinhas de alumínio:
  • Todas as latinhas deverão estar amassadas e organizadas em sacos de lixo (reforçar o saco).
Garrafas pet:
  • As garrafas deverão estar organizadas em sacos de lixo obedecendo à cor, garrafas verdes e brancas (transparentes).
  • Serão aceitas garrafas amassadas, sem tampas, etc.
Frascos:
·         Vale qualquer frasco plástico (shampoo, condicionador, detergente, desinfetante, etc.), menos o pote de margarina ou manteiga.
Papelão:
·         As caixas deverão ser desmontadas.
·         O papelão deverá ser organizado um em cima do outro e amarrado com uma corda de nylon preta.
·         A medida que a equipe for juntando o papelão, esta deverá entrega -lo à Vêra na Reciclagem  Avenida ao lado da Construchaves, das 7h às 11h, que pesará e anotará em uma ficha. No dia 26/09 a equipe apresentará as fichas para a comissão organizadora que contará o peso arrecadado do papelão.

TAREFA 02: MINHA COMUNIDADE É DEZ
Cada equipe deverá apresentar um talento da comunidade. A apresentação deverá caracterizar algo que se relacione com o tema da Gincana.
DATA DA APRESENTAÇÃO – 28/09/12 às 18h30min
LOCAL: Anfiteatro Abrigo das Artes
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 10 minutos p/ equipe – Por sorteio prévio;
PONTUAÇÃO: 100 a 150 pontos
JULGAMENTO – pontualidade, criatividade, coerência, organização, desenvoltura e tempo.

 TAREFA 03: SOU SHOW!
Cada equipe deverá organizar com os seus membros as apresentações para o II Modernal Show Infantil.  As apresentações deverão caracterizar algo que se relacione com o tema da Gincana.
CATEGORIAS:
Canto
Nesta categoria serão permitidas 02 apresentações por equipes.
 Poesia
Nesta categoria serão permitidas 02 apresentações por equipes.
Humorístico
Nesta categoria serão permitidas 02 apresentações por equipes.
Dança
Nesta categoria serão permitidas 02 apresentações por equipes.

DATA PARA A INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES: 27/09/12 das 13h30 às 17h.
RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO: Cristiane
DATA PARA APRESENTAÇÃO : 28/09/12 às 19h
LOCAL: Anfiteatro Abrigo das Artes
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – até 5 minutos p/ cada apresentação.
PONTUAÇÃO: 100 pontos (tarefa cumprida) +100 pontos pontualidade e organização.

TAREFA 04: PARODIANDO
Cada equipe deverá apresentar uma paródia sobre a cor da sua equipe. Para a apresentação a equipe só poderá usar como instrumento o violão.
DATA DA APRESENTAÇÃO – 29/09/12 às 8h30min
LOCAL: Anfiteatro Abrigo das Artes
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 5 minutos p/ equipe;
PONTUAÇÃO – 100 a 150 pontos
JULGAMENTO – pontualidade, criatividade, coerência, organização, desenvoltura, oralidade.

TAREFA 05: COMO É BOM SER CRIANÇA
Cada equipe deverá promover um momento recreativo para animar o evento. As equipes terão 10 minutos para alegrar a galera. Vale quase tudo: fantoches, músicas, brincadeiras, bala e pirulito, teatro, dança, etc., use sua criatividade! Os membros da equipe poderão usar fantasias que representem palhaços, fadas, bailarinas, etc.
DATA DA APRESENTAÇÃO: 29/09/12 às 10h10min
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 10 minutos p/ equipe;
PONTUAÇÃO – 100 a 150 pontos
JULGAMENTO – pontualidade e criatividade

TAREFA 06: MINHA EQUIPE É NOTA 1000 (GRITO DE GUERRA)
DATA DA APRESENTAÇÃO: 29/09/12 às 8h45min
TEMPO DE APRESENTAÇÃO – 05 minutos
LOCAL: Anfiteatro Abrigo das Artes
PONTUAÇÃO – Tarefa cumprida 100 pontos + 20 pontos para a mais animada.
JULGAMENTO: pontualidade, animação, caracterização (uniforme, camisa, adereços de acordo com a cor escolhida, participação, criatividade, coerência, organização, oralidade, comportamento, entrosamento, respeito mutuo entre membros da equipe, membros da equipe adversária, comissão organizadora, comissão julgadora e professores fiscalizadores).

TAREFAS RECREATIVAS

TAREFA 01 – Equilibrar a bola no bico do cone
  • Turmas envolvidas: Maternal e 1º período (07 alunos de cada série)
 TAREFA 02 – Transposição de bambolês nos cones
  • Turmas envolvidas: Maternal e 1º período (07 alunos de cada série)
 TAREFA 03 – Passar dentro do bambolê em círculo
  • Turmas envolvidas: 2º período e 1º ano (10 alunos de cada série)
 TAREFA 04 – Corrida com barreiras
  • Turmas envolvidas: 2º período e 1º ano (07 alunos de cada série)

 TAREFAS ESPORTIVAS
Queimada Feminina e Masculina
  • Turmas envolvidas: 2º ano e 3º ano (10 alunos de cada série)
 Futsal Masculino
  • Turmas envolvidas: 4º ano e 5º ano (05 titulares e 05 reservas de cada série)
 Handebol Feminino
  • Turmas envolvidas: 4º ano e 5º ano (07 titulares e 07 reservas de cada série)


2ª ATIVIDADE - PIQUENIQUE


O piquenique é uma atividade muito divertida para fazer com as crianças.

Escolha um local que tenha muita natureza e espaço para os pequeninos poderem brincar à vontade.
A organização do piquenique começa um dia antes, Ccom a escolha d que vai levar para comer. Prefira alimentos que não estragam fácil como pães, biscoitos e bolos.
Em seguida, deixe os alimentos preparados para o dia seguinte. Sanduíches são ótimas opções para um piquenique, pois eles não demandam pratos ou talheres para serem ingeridos. Porém, não use maionese no recheio, porque esse alimento estraga facilmente. No lugar da maionese, escolha o iogurte fresco para fazer os patês. Você também pode fazer sanduíches naturais com queijo, presunto, alface e tomate. As crianças podem ajudar a montar os lanches e a embrulhá-los em papel alumínio para que eles durem mais tempo.
Frango à milanesa, tortas e salgados são ideais para um piquenique, pois são fáceis de serem comidos. Basta um pedaço de guardanapo e pronto, é só comer. De sobremesa, prefira bolos sem muito recheio porque eles podem estragar. Se não estiver muito quente, opte por chocolates ou bolachas recheadas.
Para beber, as crianças adoram sucos e refrigerantes, contanto que estejam geladinhos.
Após preparada a refeição, peça para as crianças acomodem os alimentos na cesta de piquenique, aproveitando todo o seu espaço, colocando um sanduíche sobre o outro com cuidado e os bolos bem acomodados sobre eles.


COMO LEVAR SEUS ALIMENTOS

Além da cesta, você precisará de uma bolsa térmica para colocar as bebidas e o chocolate, caso houver. Então, basta colocar tudo no carro e partir para o piquenique. Chegando ao local, estenda a toalha, que de preferência deve ser xadrez em vermelho e branco para manter a tradição, no chão ou na mesa do parque escolhido e peça para que as crianças distribuam os alimentos sobre ele.
Agora, é só atacar os alimentos  e divertir-secertamente, será uma tarde maravilhosa . Além do mais, o piquenique é fácil de ser preparado e pode ser feito em qualquer época do ano, a não ser que esteja muito frio ou chovendo. Você pode ainda levar brinquedos.


3ª ATIVIDADE - FESTA DAS CORES

As cores fazem parte de tudo ao nosso redor: estão nas roupas, na natureza, no nosso corpo, em todo lugar... Chamar a atenção dos pequenos para esse mundo colorido e de como podemos brincar com as cores são alguns  dos objetivos desta atividade.
Para a festa todos os convidados deverão usar roupas e acessórios de uma cor escolhida, por exemplo, se uma menina escolheu a cor rosa, a roupa, peruca, relógio, pulseira, maquiagem, sapato, etc. tem que ser rosa.

Trabalho com o livro O Jardim Secreto


Trabalho realizado pela professora Gerusa na turma do 5º ano/EF 
Livro: O jardim Secreto - Adaptação Ana Maria Machado
Segmento: Ensino Fundamental

1 – A OBRA
              Um livro delicado, meigo e muito mágico. Conta a história da jovem Mary,uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais.A casa é uma mansão nas charnecas,um lugar que ela escolhe odiar. Porém, vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá, a menina decide explorar o local. Acha um velho jardim trancafiado em uma de suas explorações e decide cuidar dele com a ajuda de dois amigos. Mostra do começo ao fim o crescimento de Mary e de seus amigos.

O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett

2- ANA MARIA MACHADO - BREVE HISTÓRICO
      Com 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países, Ana Maria Machado – patrona da V Feira do Livro do Marista Ipanema – tem um extenso currículo no mundo da cultura. Esta carioca de Santa Tereza estudou no Museu de Arte Moderna e cursou Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
            Foi a primeira autora infanto-juvenil a ser imortalizada na Academia Brasileira de Letras. Em suas obras predominam a ficção, no entanto, também publicou não ficção, com quatro livros de ensaios sobre as relações entre leitura e política e oito romances.
               Ana Maria, em 1993, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Ainda ganhou, em 2000, o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil Mundial e, no ano seguinte, recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra, entre outros.
             Guerreira, Ana Maria lutou contra a censura e liderou uma campanha para que fossem modificados os critérios da Biblioteca Nacional, exigindo para as mulheres o registro do contexto histórico de suas obras. Além disso, há 20 anos trabalha na formação de professores nos países em desenvolvimento na América Latina, sempre com o objetivo de valorizar a literatura e a educação e de contribuir para o pluralismo cultural e a tolerância.
       
 3 - TRABALHANDO COM O LIVRO

AS PERSONAGENS

1 - Associe as personagens às suas características ou aos fatos a elas relacionados.

(a) Mary Lennox      (   ) Trabalhava como criada na casa do senhor Archibald Craven.
(b) Archibald Craven          (   ) Achava que ia logo morrer. Era muito mimado e mandão.
(c) Senhora Medlock          (   ) Velho jardinheiro que falava errado e se dizia feio e rabugento.
(d) Marta                    (   ) Tinha doze anos e gostava de tocar flauta. Fuligem era seu bicho de estimação.
(e) Dickon                 (    ) Viúvo sério e desanimado, morava em um casarão isolado no meio do campo.
(f) Bem                      (    ) Mulher tagarela que trabalhava como governanta na casa do senhor Craven.
(g) Colin Craven      (   ) Nasceu e morou algum tempo na Índia. Ficou órfã aos nove anos.


2 - Quem contou a Mary sobre a existência de um jardim secreto?
(    ) Dickon               (    ) Colin      (     ) Bem                  (    ) Marta


3 - Mary achava que uma das personagens tinha uma característica que a fazia parecer mágica. Quem era?


4 - Que característica era essa?


5 - De acordo com a história, que personagens cuidaram do jardim secreto?

(    ) Archibald           (    ) Colin      (    ) Bem
(    ) Marta                  (    ) Mary       (    ) Dickon


RELEMBRANDO A HISTÓRIA

6 - Onde mary Morava antes e por que teve de sair de lá?
7 - Para onde ela foi levada?
8 - Duas mulheres acompanharam Mary na viagem. Quem era? Que meios de transporte elas utilizaram? Explique como foi.
9 - Mary descobriu um jardim trancado perto da mansão. Que jardim era esse? Quem o havia trancado e por quê?
10 - Como foi que a senhora Craven faleceu? Explique.
11 - Como o jardineiro Bem sabia que a primavera estava chegando?
12 - Depois que Mary começou a passear pela charneca e cuidar do jardim secreto, o que mudou na sua aparência e no seu comportamento?
13 - No tempo em que passou a história, não havia luz elétrica nem automóveis. Cite um trecho do livro que comprove cada afirmação.
a)     Não havia luz:
b)     Não havia automóveis:

OS LUGARES DA HISTÓRIA

14 - Mary nasceu e morou na Índia até os nove anos e depois foi levada para a Inglaterra. Em que continentes ficam esses países?

15 - As cidades ou regiões abaixo pertencem a dois países diferentes. Consulte um atlas escolar e marque 1 para Índia e 2 para Inglaterra.
(    ) Bombaim                (    ) Manchester
(    ) Calcutá                    (    ) Madras
(    ) Bristol                      (    ) Caxemira
(    ) Nova Délhi             (    ) Lancaster
(    ) Derby                       (    ) Avon
(    ) Londres                   (    ) Cochin

16 - Coma  a ajuda de um atlas escolar, localize no mapa e pinte de verde a Inglaterra e de amarelo a Índia. Encontre também a Austrália, país para onde o senhor Craven viajou, e pinte-a de azul.


PONDO ORDEM NA HISTÓRIA

17 - Numere os fatos abaixo na ordem em que ocorreram na história.

(    ) A mãe de Marta manda de presente a Mary uma corda de pular.
(    ) A rabugice de Bem deixa Colin tão nervoso que o faz levantar da cadeira de rodas.
(    ) A menina é levada para a casa do tio no interior da Inglaterra.
(    ) Chega a primavera, tudo se enche de flores, e a brisa da charneca fica morna e perfumada.
(    ) Marta conta a Mary sobre o jardim secreto.
(    )Mary encontra uma chave
(    ) Mary conhece Dickon e mostra a ele o jardim secreto.
(    ) Mary conhece o senhor Craven. Na mesma noite, descobre que é de Colin o choro misterioso que ouviu.
(    ) O pai de Colin chega mais cedo da Áustria e encontra as crianças brincando felizes no jardim secreto.
(    ) Mary ouve um choro abafado.
(    ) Mary leva Dickon e seus bichinhos para uma visita a Colin.
(    ) Vítimas de uma epidemia, os pais de Mary morrem na índia.
(    ) Colin começa a andar sozinho, sem o auxílio da cadeira de rodas.
(    ) Ben ensina Mary sobre os sinais da chegada da primavera.
(    ) Colin e Mary discutem
(    ) De tanto ouvir Mary falar das maravilhas do jardim, Colin decide levantar-se e sair do quarto para ir conhecê-lo.
(    ) Mary entra no jardim secreto e começa a trabalhar lá todos os dias.
(    ) Mary conta a Colin que Dickon achou um lindo carneirinho recém-nascido ao lado da mãe morta.
(    ) Dickon e Mary levam Colin até o jardim secreto na cadeira de rodas.

USANDO A CRIATIVIDADE

18 - Desenhe nos espaços abaixo as seguintes situações:
a)     Colin em seu quarto, deitado em sua cama de dossel.
b)     Mary brincando coma corda de pular
c)      Dickon com Fuligem no ombro e um carneirinho ao lado.

A ESCRITORA

Frances Hodgson Burnett nasceu em 1849, em Manchester (Inglaterra), e morreu em 1924, em Nova York (Estados Unidos).

Pesquise em uma enciclopédia e assinale a alternativa correta sobre os fatos da vida da escritora.

19 - Por que ela e a família emigraram para os Estados Unidos em 1865?
(    ) A vida na Inglaterra estava muito chata.
(    ) Passavam sérias dificuldades financeiras desde que o pai morrera.
(    ) Frances tinha sido prometida a um noivo americano.

20 - Qual a cidade americana para onde foi a  família Hodgston? Por quê?
(    ) Nova York, porque já era a maior e mais agitada cidade dos EUA.
(    ) Chicago, porque era muito parecida com sua cidade natal.
(    ) New Market, em busca de ajuda de familiares maternos.

21 - Com que idade a autora começou a publicar contos? Onde eles apareceram pela primeira vez?
 (    ) 19 anos – Godey’s Ladies’ Book
(     )40 anos – Harper’s
(    ) 23 anos – Paterson’s Ladies’s Magazine

22 - Depois de adulta e conhecida, Frances Hodgson Burnett ainda morou:
(    ) em Porugal
(    ) na Espanha
(    ) na Inglaterra

23 - A escritora fazia muito sucesso emtre os leitores de sua época. Ao lado de O jardim Secreto, qual é a história infantil pela qual ela é bastante conhecida?
(    ) O pequeno Lord Fauntleroy
(    ) A bela e a fera
(    ) Chapeuzinho vermelho

UM POUCO DE LÍNGUA PORTUGUESA

24 - Vamos transformar duas frases em uma? Siga o modelo e use os pronomes que ou onde, conforme o caso.
a)     O pai de Mary tinha um cargo muito importante. Ele era bastante ocupado.
O pai de Mary, que tinha um cargo muito importante, era bastante ocupado.

b)     Mary não fazia idéia do que era uma charneca. Ela não queria perguntar.
c)      Mary Lennox viajou para Londres. Lá, a senhora Medlock a esperava.
d)     A menina foi levada a um quarto confortável. Um prato de comida quemte esperava por ela.
e)     Dickon era muito jeitoso com animais. Ele tinha um corvo de estimação.

25 - Adjetivos são palavras que caracterizam os substantivos, dando-lhes quelidade, estado, modo de ser ou aspecto. Relacione cada substantivo ao adjetivo mais conveniente, de acordo com o livro:


(a)   mãe
(b)   menina
(c)   pai
(d)   viagem
(e)   epidemia
(f)     casarão
(g)   estrada
(h)  jardineiro
(i)     bochecha
(j)     vento


(    ) Esburacada
(    ) Uivante
(    ) Longa
(    ) Rosada
(    ) Lindíssima
(    ) Imenso
(    ) Ocupado
(    ) Antipática
(    ) Horrível
(    ) Rabugento

  




terça-feira, 4 de setembro de 2012

Onde realizar capacitações gratuitas?


A educação continuada é uma forma de aprendizagem destinada a quem deseja ou precisa se aperfeiçoar em determinada área. Esse tipo de educação considera todas as pessoas como potenciais alunos, independentemente da sua idade ou formação acadêmica, sendo ideal para professores que buscam uma qualificação. Além disso, serve não só para o contexto profissional, mas também para pessoas que buscam um aprimoramento pessoal, com a intenção de obter novos conhecimentos. 
O processo de aprendizagem pode ser feito gratuitamente; basta que os interessados procurem cursos, workshops, seminários, conferências e outros formatos de educação continuada mais adequados para sua realidade. 
Como todos os profissionais precisam estar constantemente atualizados, a educação continuada é recomendada, independentemente da área de trabalho, pois a participação em cursos de educação continuada pode contribuir bastante, não apenas para a obtenção de novos conhecimentos, mas também para enriquecer o currículo dos docentes.

Cursos de Educação à Distância

Os cursos à distância são as principais alternativas para quem procura educação continuada gratuita. Essa iniciativa, presente em muitas instituições de ensino, permite o acesso ao conhecimento, sem a necessidade de aulas presenciais, sendo uma grande vantagem para quem deseja realizar cursos em instituições de outros estados, ou, até mesmo, de outros países.
A educação à distância (EAD) pode ocorrer a partir de meios de comunicação impressa ou via transmissões eletrônicas, tanto por CDs e DVDs quanto por sites. Assim, os alunos ficam interligados com os professores, sem restrições de horário ou de local. 
Para fazer um curso de pós-graduação ou mestrado por educação à distância gratuita, é só se inscrever na Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferece um sistema integrado entre instituições públicas que disponibilizam cursos superiores para camadas da população com dificuldades financeiras. 
Por fim, é possível procurar instituições de ensino que oferecem educação continuada por meio de startups, como 2tor, Udemy, EdX, Voxy e Noodle, que não se restringem ao território nacional. Essas são algumas dicas para os profissionais que buscam um aperfeiçoamento constante, para que possam ter melhores oportunidades na carreira.

DISORTOGRAFIA

Disortografia caracteriza-se por troca de fonemas na escrita, junção (aglutinação) ou separação indevidas das palavras, confusão de sílabas, omissões de letras e inversões. Além disso, dificuldades em perceber as sinalizações gráficas como parágrafos, acentuação e pontuação.
Devido à essas dificuldades o indivíduo prepara textos reduzidos e apresenta desinteresse para a escrita. A Disortografia não compromete o traçado ou a grafia.
Um sujeito é disortográfico quando comete um grande número de erros. Até o 3º ano é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo.
CausaConsidera-se que 90% das disortografias têm como causa um atraso de linguagem ou atraso global de desenvolvimento

Dia das Crianças Solidário

Os alunos dos cursos de letras e pedagogia da Unopar - Polo Almenara realizaram em 2011 na Escola Estadual Joviano Naves, um projeto intitulado Dia das Crianças Solidário.Com o projeto, os alunos dos cursos citados puderam realizar momentos de análise, reflexão e questionamentos sobre a importância da solidariedade e da cooperação na vida individual e social. 
Espero que este ano, todos os alunos e funcionários estejam empenhados na execução do projeto como estiveram em 2011.
Abaixo, compartilho um pouco do projeto.



- Projeto –
Dia das Crianças Solidário

“Seja a mudança que deseja ver no mundo.”
(Gandhi)

Unopar - Pólo Almenara
Cursos envolvidos: Letras e Pedagogia
Coordenadores: Cláudia, Cristiane, Gerosina e Renzo.
Instituição Beneficiada: Escola Estadual Joviano Naves
Ano: 2011.

APRESENTAÇÃO
            O Projeto “Dia das Crianças Solidário” almeja propiciar momento de análise, reflexão e questionamentos sobre a importância da solidariedade, e da cooperação na vida individual e social. Propiciar também momentos de interiorização, autoconhecimento e respeito, para o resgate de valores importantes para que os acadêmicos  possam trilhar o mesmo caminho, mas com um novo jeito de caminhar; priorizando a formação de um novo mundo, mais humano e melhor.

JUSTIFICATIVA
            O homem sendo um ser social necessita refletir, questionar a sociedade que habita. A vida social é repleta de relações contraditórias que muitas vezes são responsáveis pelas desigualdades sociais.
            Propiciar a reflexão e a discussão para a aquisição de novas atitudes para a construção de um mundo melhor por meio de um projeto Solidário é dever de todos os educadores. 
            Para tanto, foi criado este projeto visando aproximar os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da realidade da nossa cidade, sensibilizando-os de acordo com as experiências que terão no decorrer do seu desenvolvimento.

OBJETIVOS
Geral
Refletir sobre a situação social das crianças do nosso município.
Específicos
·         Conhecer a realidade social da nossa cidade;
·         Resgatar atitudes de cooperação, participação e responsabilidade;
·         Arrecadar e distribuir guloseimas;
·         Incentivar a participação social.
·         Realizar apresentações de canções, danças e teatros;
·         Realizar atividades de artes, desenho e pintura;
·         Realizar brincadeiras, expressando emoções, sentimentos, pensamentos desejos e necessidades.

METODOLOGIA
1 – Análise e elaboração do projeto.
2 – Repasse do projeto aos acadêmicos.
3 – Organizações das oficinas

CRONOGRAMA
ü      De 26/09 a 01/10/11
·         Apresentação e sensibilização do projeto para as turmas.
ü      03 a 08/09/11
·         Organização das oficinas, lanches e apresentações.
ü      08/09/11
·         Ato solidário – culminância do projeto na Escola Estadual Joviano Naves.
ü      De 10 a 15/10/11
·         Avaliação do projeto.

ATO SOLIDÁRIO – CULMINÂNCIA
1ª ação: Teatro com a Boneca Patty 
2ª ação: Oficinas de Contação de Histórias
                        Oficina 1 – Coordenadora Cláudia: 01 turma de 4º ano – 23 alunos
Oficina 2 – Coordenadora Cristiane: 01 turma de 4º ano – 25 alunos
Oficina 3 – Coordenadora Gerosina : 02 turmas de 5º ano – 48 alunos
Oficina 4 – Coordenador Renzo: 01 turma de 5º ano – 25 alunos
3ª ação: Circuito de atividades
  • Encher 7 garrafas pet com areia e colocar uma bandeirinha com o número da estação.
  • Recortar TNT ou papel crepom e marcar as crianças com as cores das bandeiras de cada estação.
1ª Estação – Pneus (  pular com 2 pés)
2ª Estação -  Barras (pular as barras)
3ª Estação – Espaguetes ( saltar)
4ª Estação - Bambolê ( pular com 1 pé)
5ª Estação – Garrafa pet. ( correr fazendo zigie-zague)
6ª Estação – Corda ( saltar a corda em zigue-zague)
7ª Estação – colchonetes ( rolar)

RECURSOS
Humanos:
  • Funcionários da Unopar – Pólo Almenara
  • Acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia

Materiais
Oficinas
Lanche
Sacolinhas
Quant.
Descrição
Quant.
Descrição
Quant.
Descrição
02 resma
Papel sulfite
200
Cachorro - quente
200
Pirulito do Chaves

Giz de cera
30
Refrigerante de 2L
6
Balas

Tinta guache
200
Pipoca
6
Chicletes
02
Microfone
200
Picolé
200
Pipocão
01
Cx de som
200
Algodão-doce
200
Sacola de papel
01
DVD
200
Gelatina

Outros
03
Colchonetes
200
Mini bolos


03
Barras




04
Pneus




06
Espaguetes




05
Bambolê




20
Garrafa pet




02
Corda





TNT ou papel crepom





AVALIAÇÃO
·         Elaboração do relatório final.
·         Elaboração de uma ficha avaliação do projeto.

RESULTADOS ESPERADOS
            Espera-se com o desenvolvimento deste Projeto - Dia das Crianças Solidário – que todos os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia, sintam a necessidade de refletir, questionar a sociedade em que vivem e que eles possam proporcinar novas atitudes para a construção de uma vida melhor.