rimeiro passo na escolha de uma instituição de ensino é definir, com clareza, quais são as expectativas e anseios dos pais e do aluno, para, então, buscar uma escola cuja proposta esteja em harmonia com os valores da família. Isso porque o aprendizado também depende de que família e escola formem uma parceria e estabeleçam laços. Assim, a instituição torna-se uma extensão da própria casa do estudante, fazendo com que ele se sinta integrado ao ambiente escolar.
Para chegar à parceria, no entanto, a escolha de uma instituição de ensino precisa ser pautada pela análise minuciosa das instalações – que devem refletir a adequação à proposta pedagógica –, do preparo dos professores, dos projetos desenvolvidos e da qualidade do material didático e das aulas. Para isso, vale conversar com familiares e com os próprios alunos que já estudam na instituição, analisando não apenas o que dizem, mas, principalmente, o comportamento dos cidadãos formados pela escola. O legado da instituição são as pessoas que por ela passaram e, portanto, sua postura diante da sociedade diz muito sobre o trabalho que a escola realiza.
Que critérios usar para escolher a melhor Escola?
Na hora de escolher, alguns itens básicos devem ser analisados:
• Projeto pedagógico e plano de estudos. Analisar os desafios emocionais e cognitivos propostos e os objetivos aos quais se quer chegar ;
• Espaço físico;
• Pracinhas ou áreas ensolaradas para atividades ao ar livre;
• Ambientação adequada, evidenciando o cuidado necessário com a harmonia e funcionalidade dos espaços;
• Segurança física das instalações: banheiros apropriados para crianças, pátios reservados, bebedouros com altura acessível;
• • Profissionais disponíveis para monitorar corredores e pátios;
• Atividades especializadas, como uso de tecnologias, expressão corporal, música, entre outras;
• • Acolhida e receptividade dos educadores para com as crianças;
• Qualificação do corpo docente.
Para chegar à parceria, no entanto, a escolha de uma instituição de ensino precisa ser pautada pela análise minuciosa das instalações – que devem refletir a adequação à proposta pedagógica –, do preparo dos professores, dos projetos desenvolvidos e da qualidade do material didático e das aulas. Para isso, vale conversar com familiares e com os próprios alunos que já estudam na instituição, analisando não apenas o que dizem, mas, principalmente, o comportamento dos cidadãos formados pela escola. O legado da instituição são as pessoas que por ela passaram e, portanto, sua postura diante da sociedade diz muito sobre o trabalho que a escola realiza.
Que critérios usar para escolher a melhor Escola?
Na hora de escolher, alguns itens básicos devem ser analisados:
• Projeto pedagógico e plano de estudos. Analisar os desafios emocionais e cognitivos propostos e os objetivos aos quais se quer chegar ;
• Espaço físico;
• Pracinhas ou áreas ensolaradas para atividades ao ar livre;
• Ambientação adequada, evidenciando o cuidado necessário com a harmonia e funcionalidade dos espaços;
• Segurança física das instalações: banheiros apropriados para crianças, pátios reservados, bebedouros com altura acessível;
• • Profissionais disponíveis para monitorar corredores e pátios;
• Atividades especializadas, como uso de tecnologias, expressão corporal, música, entre outras;
• • Acolhida e receptividade dos educadores para com as crianças;
• Qualificação do corpo docente.
evando em consideração todos esses aspectos, não há como errar na escolha. Afinal, todo o pai quer deixar para seu filho uma educação de qualidade, que forma cidadãos atuantes e integrados à sociedade, com bons relacionamentos para a vida adulta, capazes de superar desafios e que encontrem seu espaço no mercado de trabalho, tenham êxito e sejam felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário