terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Receba bem os novos alunos


Durante todo período de adaptação escolar, o professor não deve se preocupar com uma rígida execução do planejamento das atividades. Qualquer programação deverá ser alterada quando se fizer necessário, tanto em relação ao tempo, quanto ao conteúdo, desde que se note dificuldade ou desinteresse das crianças.
A adaptação escolar é um processo contínuo de mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento. É um momento em que os pequenos se deparam com duas situações delicadas: o ambiente desconhecido e a sua separação dos pais. Para muitas, essa é a primeira vez que se separam de seus entes queridos. É nesse momento também que acontecem as primeiras sensações de culpa, apreensão e alegria dos pais, influenciando de maneira significativa na maneira como eles se comportam frente à mesma.
O professor deve oferecer carinho, afeto e segurança, semelhante ao que a criança sente em sua casa, e fazendo com que a sua presença seja fundamental na vida de seus alunos.
Nas primeiras semanas as atividades deverão ser lúdicas e prazerosas, suprindo o processo de separação vivido pelas crianças e estimulando a individualidade e socialização por meio de músicas, danças, jogos e brincadeiras que possibilitem a interação dos alunos novos com os antigos.
Fotografe os primeiros dias de aula para que a criança possa rever sempre esses momentos.
Converse sobre o calendário, o tempo, a temperatura, fazendo disso uma rotina diária.
O primeiro dia...
As regras escolares devem ser estabelecidas e explicadas aos alunos logo no primeiro dia de aula. A vida na sociedade exige que se saiba lidar com leis o tempo todo. A vida familiar e escolar não são diferentes. Crianças que aprendem a respeitar as regras da família e da escola têm mais facilidade para se adequarem a limites, a serem mais colaboradoras e dispostas a competir. Por isso nos primeiros dias o professor deve juntos com a turma estabelecer as regras (combinados), que em geral, deve conter:
• Respeitar o direito dos outros;
• Cuidar do seu material e do de classe;
• Não subir em mesas e cadeiras;
• Cuidar da limpeza da sala, não jogando lixo ou papeis no chão;
• Não gritar dentro da sala, ficar em silêncio enquanto o professor fala ou conta história;
• Usar corretamente o banheiro: não jogar papel no vaso ou no chão, dar a descarga, lavar as mãos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário