sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Socialização e Adaptação




Um tempo de conquistas e descobertas.




A adaptação na escola é um período de mudança, um momento frágil para os pais e a criança.
No maternal até os três anos de idade se tem um período de adaptação mais difícil porque a criança já estranha as pessoas e os ambientes e não consegue compreender claramente o que significa a escola, podendo tecer a percepção de abandono quando os pais se ausentam e a deixam com pessoas que ela nunca viu antes. Neste período é preciso ter muita paciência e procurar entender o momento que ela está passando. Por isso, deve-se evitar uma ruptura brusca dos vínculos afetivos da criança. Pede-se para que um dos pais ou um parente que a criança tenha bastante intimidade permaneça na recepção da escola durante os primeiro dias enquanto ela vai para a salinha de aula. Desta forma, sempre que a criança sente-se insegura, ansiosa ou começa a chorar, os educadores a trazem até esta pessoa para que ela receba o seu afeto e não se sinta abandonada. Outro ponto importante é o consentimento dos pais com este tipo de estratégia, permitindo que a criança explore o novo ambiente sozinha e comece a criar vínculos com os educadores e os coleguinhas.
Com o passar do tempo, a criança começa a criar os vínculos necessários para adquirir confiança nos educadores e nos coleguinhas e a partir do momento em que o medo do novo acaba, ela começa a perceber como é divertido e gostoso o ambiente escolar, aonde ela vai adquirir uma formação pessoal e social convivendo com os amiguinhos da mesma faixa etária e vai começar um processo de aprendizado que irá desde a descoberta das possibilidades de seu corpo até o conhecimento dos espaços e do significado da escola.
Quando o processo de adaptação se dá na faixa etária dos quatro aos seis anos, quando a criança já tem a capacidade de verbalizar seus sentimentos e de entender bem o que acontece ao seu redor, ele se torna bem mais simples, não passando de um ou dois dias para que ela já esteja bem familiarizada com o novo ambiente, divertindo-se e aprendendo. Um fato comum neste início é a ansiedade e alguma manha que surge como forma de protesto para aceitar o novo ambiente, principalmente porque em casa ela domina o seu espaço e na escola ela terá que dividir não somente o espaço, mais a atenção da professora com os colegas de sala. A família tem um papel fundamental que é o de não demonstrar a sua apreensão para a criança, eles devem procurar reforçar os pontos positivos da escola, demonstrando entusiasmo com os novos amiguinhos, com a professora, com as brincadeiras e atividades do aluno. Também se observa que algumas crianças apresentam pequenas dores de barriga, de cabeça ou febre perante o desafio da mudança do ambiente de casa para a escola.
Outro ponto importante é saber que quando a criança chora ela não está querendo dizer que não gosta da escola, na verdade ela nem conhece este ambiente porque até então ainda não tinha frequentado. O choro é uma forma dela expressar uma condição nova e que não entende porque a mãe a deixou sozinha com pessoas que ainda não tem um vínculo de afeto.
Senhores pais, observem abaixo alguma dicas para o processo de adaptação:
1 - A escola deve ser uma extensão da casa da criança, tanto para ela quanto para os pais. Se os pais se sentem seguros como se estivessem em suas casas, certamente deixarão seus filhos na escola e irão trabalhar tranquilos. Por isso, é importante que a escolha da escola seja uma decisão bem pensada.
2 - Os pais devem preparar a criança para vir para a escola, mas não devem se alongar nas explicações a fim de evitar desconfianças.
3 - Os pais devem ter consciência de que a adaptação é dolorida, mas é bastante rápida.
4 - A criança constrói vínculos e por isso costuma querer trazer consigo uma fraldinha, um paninho, a chupeta etc, como uma forma de manter-se ligada com o seu ambiente familiar. E como ela vai estar mudando de ambiente, é interessante não expô-la a muitas mudanças tipo trocar de quarto, de mobília, viagens ou expô-la à tristeza do falecimento de um ente próximo.
5 - Quando a mãe entrega a criança na escola, frequentemente elas choram e isso não quer dizer que ela não queira ficar.
6 - A recíproca também é verdadeira, a fato da criança não chorar não significa que ela não esteja sentindo a adaptação. O importante é não forçar e ter bastante paciência deixando-a adaptar-se no seu tempo.
7 - É muito importante evitar que a criança presencie comentários sobre o seu processo de adaptação e nunca faça comparações com o processo de adaptação de outras crianças.
8 - Outro ponto importante é evitar que a educadora retire a criança do colo da mãe. O melhor é que a mãe coloque a criança no chão e a incentive a entrar na escola na companhia da educadora; A educadora até pode pegar a criança do chão para colocar em seu colo, mas nunca deve pegar diretamente do colo da mãe.
9 - A sinceridade é muito importante para manter o vínculo de confiança, por isso, nunca saia escondido, despeça-se naturalmente.
10 - Não é interessante que os pais fiquem dentro das salas de aula ou nos espaços internos porque isto dificulta o processo de adaptação já que a criança fica impossibilitada de entender a separação temporária e faz com que as demais crianças passem a cobrar a presença de seus pais.
11 - Os pais devem vir participar da primeira reunião do ano para conhecer a educadora e passar a incentivar o filho a procurá-la para facilitar a construção de vínculos.
12 - É importante os pais conversarem com a criança sobre a necessidade da educadora dividir a sua atenção com os coleguinhas.
13 - A confiança dos pais na escola é um sentimento positivo que certamente é passado para a criança no processo de adaptação, por isso é muito importante pesquisar a instituição antes de efetuar a matrícula.
14 - Cada criança tem um período individual e único de adaptação. Há aquelas que choram no primeiro dia, as que não choram e as que exploram a escola durante a primeira semana por tudo ser novidade e na semana seguinte não querem mais voltar, gerando uma desconfiança nos pais sobre o que pode ter acontecido para esta mudança de comportamento.
15 - Interrogar a criança sobre o seu dia na escola pode transmitir um sentimento de insegurança. Deixe-a falar com naturalidade e a incentive quando assim começar.
16 - Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.).
17 - É comum surgir simultaneamente a necessidade de segurança e o desejo de independência. Ao mesmo tempo que ela se sente insegura ela quer fazer as coisas sozinha.

Em caso de dúvidas quanto ao comportamento de seu filho ou quanto às condutas adotadas pela escola, procure a direção que estará à sua disposição para esclarecê-lo e ajudá-la sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário